Sobredotado

Google Analytics como ver títulos de páginas, em vez de links

Aprenda a personalizar o Google Analytics para ver títulos de páginas, em vez de apresentar o endereço, ou, link, da página.

Artigo escrito por Tjda na data de 21/Ago/2016
google analytics titulos

Por defeito, quando queremos ver dados de navegação de páginas, o Google Analytics (GA) apresenta links de páginas, em vez de nomes. O objectivo desta dica simples, é colocar o Google Analytics a apresentar a página com título, ou, nome da mesma. Este método torna mais fácil identificar as páginas, caso o link não o seja.

Esta pequena personalização é também importante caso possua links diferentes para a mesma página. É algo negativo ao nível de SEO, mas não só. Com a alteração que vamos aplicar, apresentando apenas o titulo, será mais difícil identificar esse erro.

O método mais fácil para apresentar o titulo da página:

O Google Analytics já possui por defeito a apresentação do titulo disponível. Basta navegar até à secção de comportamento. Escolher o sub-menu de “Conteúdo do Website”.

Inicialmente é apresentado o link para página, e não o nome, ou, titulo da página. Basta um clique para mudar.

google analytics como ver titulos de paginas

O Google Analytics permite ver os títulos, em vez dos links, por defeito.

Por cima da tabela de métricas e informações, existe um pequeno label com o nome de “Dimensão Principal:”. Em frente desse label, basta escolher a opção de Titulo de página.

Este é o método mais fácil, mas podes também criar um relatório personalizado. Vê em baixo como.

Tutorial para criar um relatório personalizado – Google Analytics como ver títulos:

Existem vários métodos para chegar ao fim que desejamos. O que escolhemos foi criar um relatório personalizado. O Google Analytics permite criar este tipo de relatórios. Onde é possível escolher o que é apresentado. Não só ao nível da identificação, mas também as métricas de análise.

Primeiro passo – Criar um relatório personalizado no Google Analytics:

No menu principal do site, ou, aplicação do Analytics, encontramos o separador personalização. É neste que vamos criar o nosso relatório personalizado.

Se possuíres o GA em português, vais encontrar 3 opções neste separador. Onde se encontra a “+ Novo relatório personalizado”. Carrega nesse botão.

Segundo passo – Personalizar o relatório ao nosso gosto:

Depois de avançarmos na interface, será apresentada uma nova janela. Nesta escolhemos o nome do nosso relatório. Um dica simples, é que o nome seja facilmente identificado, pois irá para a navegação do Google Analytics. Escolhemos também as métricas que queremos que façam parte do relatório. Por norma, os marketers e gestores de conteúdo gostam de ver métricas como tempo médio na página, dados do navegador e sobre o utilizador.

google analytics relatório personalizado

Exemplo de um relatório personalizado no GA.

Terceiro passo – Apresentar o titulo:

Por fim, no formulário intitulado de “Análises Detalhadas da Dimensão”, onde encontramos um botão verde. Permitindo adicionar uma dimensão, carregamos nesse mesmo botão. Basta escrever a palavra Título para encontrar a opção de “Título da página”. Atenção aos acentos, são necessários para que a pesquisa funcione.

Estes são dois métodos para aplicar a listagem por titulo de páginas, e não por links no Google Analytics. Óbvio que o primeiro método é mais fácil, mas a criação de um relatório personalizado permite obter informação de uma forma muito mais interessante. Espero que esta dica te seja útil, mais virão nas próximas semanas.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *