Sobredotado

ENTREVISTA – Pedro Ferreira

Artigo escrito por Tjda na data de 04/Nov/2011
Pedro Ferreira Designer

Pedro Ferreira é um designer gráfico Portuense, nascido a 1974 com queda para a arte digital, mais especificamente no campo da Foto-manipulação. E quando digo queda, quero mesmo dizer, uma grande queda!

Licenciado em Design de Comunicação Visual, já teve o orgulho de ver algum dos seus trabalhos galardoados com prémios nacionais e internacionais, bem como que já recebeu distinções em revistas internacionalmente reconhecidas como a Advanced Photoshop ou Photoshop Creative.

O seu trabalho tem na cor um grande foco, por forma a que se explore todas as potencialidades que daí podem ser retiradas. O nível de detalhe e pormenores são outro aspecto importante nos seus projectos e tal como Pedro refere, “não existe maior desafio do que construir uma imagem cheia de pequeninos detalhes, porque vão ser eles no fim, todos juntos, que constroem uma grande imagem”.

Pedro Ferreira é então um artista muito talentoso que usa o Photoshop como arma para espalhar todo esse talento.

Ao Pedro quero deixar um forte agradecimento pelo interesse que demonstrou em expor o seu trabalho no Sobredotado e pela iniciativa de ter vindo falar connosco. Grande abraço e continua a trazer mais e melhores trabalhos! Aos nossos leitores, e se estiverem interessados em conhecer mais o trabalho de Pedro, é favor de ler entrevista, percorrendo todas imagens ao longo dela!

Pedro Ferreira na Web:

Blog: http://peter-design.blogspot.com/

Sobredotado: Pedro, fala-nos um pouco de ti e do que fazes.

Pedro Ferreira: Olá a todos, o meu nome é Pedro Ferreira tenho 37 anos, vivo no Porto e sou designer gráfico de profissão. Trabalho actualmente no departamento de design de um grande grupo industrial, fortemente orientado para o design e para os resultados práticos que a aplicação desta disciplina origina no nosso quotidiano. Em paralelo trabalho como freelancer e artista digital, a minha grande paixão! Quando tenho algum tempo livre gosto de pegar na prancha esurfar umas ondas em Matosinhos.

The Snail

“The work “The Snail” was selected by the magazine Photoshop Creative to be feature in is issue 65, published in September 2010 in the U.K.!”

SD: A tua formação em Design de Comunicação Visual, ainda de que uma forma indirecta, permitiu-te dar algum tipo de bases para o que agora fazes?

PF: Sem dúvida que sim! Penso que o design gráfico ou de comunicação e todas as disciplinas inter relacionadas (ilustração, desenho, pintura), que muitas vezes usamos para ajudar a suportar o nosso trabalho gráfico, acabam por estar na base de um bom trabalho enquanto artista digital. O rigor e a metodologia usadas muitas vezes no design, são facilmente transportadas para o universo do meu trabalho e sem dúvida que a minha formação e cultura visual já foram educadas nesse sentido! A arte digital também tem algumas regras, embora cada artista tenha o seu estilo e diferentes passados de formação, sejam eles o design gráfico, a pintura ou a fotografia.

Micro World

SD: Porquê a arte digital e não algo mais tradicional?

PF: Eu comecei pelo tradicional, durante alguns anos pintei a óleo, fiz exposições, inclusive dei aulas de desenho e pintura, mas a dada altura na minha vida profissional e muito por culpa do design gráfico, acabei por deixar os pincéis e as telas e troquei-os pelo computador! Acho que foi uma evolução natural! Neste momento sinto-me perfeitamente habituado com o digital e dificilmente voltaria ao tradicional!

Poster for SuperBock Beer

SD: A Foto-Manipulação é onde te sentes mais à vontade. Já tentaste sair da tua zona de conforto e explorar novas áreas, como por exemplo o 3D?

PF: Sim! Sem dúvida que sim. Neste momento estou exactamente a investir algum do meu tempo a trabalhar o 3D, porque sinto uma lacuna na minha formação e tenho a certeza que, quando dominar esta ferramenta, ou pelo menos tiver algumas bases, vou conseguir fazer um up-grade no meu trabalho de artista digital! Sinto claramente que preciso de mais esta ferramenta para poder potenciar ainda mais o meu trabalho digital, conseguindo subir mais um patamar tanto na minha carreira profissional como na minha vertente mais artística.

Ink Bird

“Work sellected for Area Zinc (July 2010), the Spanish Art Magazine.”

SD: Existe algum tipo de preparação ou o trabalho desenvolve-se logo em cima do “rato e teclado”?

PF: Normalmente é uma imagem que eu encontro ao acaso, que faz soltar o gatilho e despoletar o meu processo criativo! Ou seja, acho super importante termos uma grande cultura visual, pesquisar muito na net e procurar aquilo que os outros fazem! Depois de fazer esta pesquisa inicial, tento reunir as imagens certas, que tal como um puzzel se vão encaixando e fundindo umas nas outras. Costumo dizer que a fotomanipulação e como fazer um cozinhado: para que fique bom, temos de arranjar bons ingredientes, no meu caso, boas imagens, porque vão ser elas que no final vão ajudar a construir um grande trabalho!

Imagine Your World

“My work “Imagine Your World” was selected by the magazine Photoshop Creative to be feature in is issue 65, published in September 2010 in the U.K.!”

SD: A cor é algo que consideres essencial nos teus trabalhos? O que representa?

PF: A cor é muito importante para mim! Ela representa o mundo como eu o vejo, a harmonia dos elementos interligados, uma explosão de sentidos. A cor traz vida às minhas composições, o difícil é saber harmonizar tudo e conseguir um bom resultado! Por isso foi muito importante a minha formação inicial em artes e design. Certas coisas nascem com cada um de nós, mas outras educam-se e o uso da cor também tem que se aprender.

The Tree of Life

“Winner of March 2010 web challenge by the magazine web page Photoshop Creative, U.K..

Work sellected for Area Zinc (July 2010), the Spanish Art Magazine.”

SD: “A World in The Universe” é um trabalho que à “vista desarmada” transmite um elevado nível de complexidade. É possível explicar passo-a-passo como se chega algo tão distinto?

PF: Acima de tudo, gosto de coisas complexas e dou muita atenção ao detalhe! Para mim não existe maior desafio do que construir uma imagem cheia de pequeninos detalhes, porque vão ser eles no fim, todos juntos, que constroem uma grande imagem! O meu último trabalho A World in The Universe é o melhor exemplo disso! Este trabalho foi construído por partes: em primeiro trabalhei largas horas na ilha, que embora não pareça foi totalmente construída do zero, fiz um esboço em desenho vectorial e depois no Photoshop “montei” os elementos todos. Numa primeira fase trabalhei então a “parte de cima” do planeta e posteriormente manipulei todo o detalhe do planeta terra, bocadinho por bocadinho! São quase 200 layers e muitas horas de trabalho! Para mim o importante não é fazer muitos trabalhos, mas antes alguns trabalhos com muito trabalho ;)!

A World in The Universe

“I am happy to share the news that my work was selected for the Daily Feature Award and is now in rotation on the front page of shadowness.com!
This piece can be seen under the “star” menu at the top of every page, and it will also be featured in the next issue of “Daily Inspirations”!”

SD: Como é o sentimento de receber mais uma distinção em revistas internacionalmente reconhecidas como a Advanced Photoshop ou Photoshop Creative ?

PF: É como eu costumo dizer: “Não paga as contas ao fim do mês, mas aumenta um bocadinho o meu ego!” Claro que é muito bom e sinto-me feliz e orgulhoso por conseguir ter trabalhos meus publicados, especialmente nestas duas revistas inglesas! E também já consegui “ganhar trabalho” com a exposição e visibilidade que estas publicações me trazem. Acima de tudo tento sempre dar a conhecer aquilo que faço através de todos os meios que estão ao meu alcance, sejam eles a net, em sites ligados à arte digital, ou então em revistas da especialidade.

Photoshop Creative Issue 65

“Three of my works where selected by the magazine Photoshop Creative to be feature in Issue 65, published in September 2010 in the U.K.!”

SD: O que representa ter um selo com o teu nome inscrito? Explica-nos como surgiu essa oportunidade.

PF: Representa acima de tudo o esforço, o trabalho e a dedicação que ponho naquilo que faço! Foi uma das grandes vitórias que consegui até hoje, espero vir a conseguir mais!!

Tudo surgiu através de um concurso lançado pelos CTT para a criação de uma imagem para um selo cujo tema era a ecologia. O meu trabalho foi o grande vencedor dando posteriormente origem a uma edição especial de filatelia que neste momento se encontra disponível em qualquer estação dos CTT sob a denominação de Aqui à Selo Ecológico.

CTT – Portugal Post Ecological Stamp

“My work “The Island” was the big winner of the national competition, Here is a Ecological Seal  promoted by CTT – Portugal Post. Existing three categories for competition: children, youth and adults, my work was the winner of the last category.
In 2011 will be printed a ecological stamp with my work!
Thanks to CTT!”

SD: No mundo da arte digital online, tens alguns sites que merecem a tua atenção?

PF: Sim, alguns sites acho que devem e merecem ser vistos por todos aqueles que forem interessados em arte e publicidade. Por exemplo posso destacar o www.shadowness.com com galerias incriveis de artistas com muito talento; www.seventhstreetstudio.com/ do grande Mike Campau ou ainda o super fotografo Dave Hill http://www.davehillphoto.com/ Passem por lá porque vale a pena!

The Flood

“The work “The Flood” was selected by the magazine Photoshop Creative to be feature in is issue 60, as a Tutorial, published in April 2010 in the U.K.. It is the first time that a portuguese digital artist it’s invited to write a Tutorial in this magazine!”

SD: E para aquele que querem começar que conselhos transmitirias?

PF: Querer é poder! Não desistam de lutar pelos vossos sonhos e objectivos. Acreditem sempre que conseguem superar os vossos obstáculos. Nada é fácil no inicio, muitas vezes caímos, uma e outra vez, mas se continuarmos a tentar vamos concerteza ter sucesso! O importante é tentar ir mais longe e evoluir mais um bocado cada dia que passa!

The Island

” “The Island” was selected by the magazine Photoshop Creative to be feature in is issue 65, published in September 2010 in the U.K.!”

SD: Últimas palavras…

PF: Queria agradecer ao site sobredotado o espaço concedido para esta entrevista e a todos vocês que tiveram a paciência de chegar até estas últimas linhas!

E se ficaram curiosos, passem no meu blog http://peter-design.blogspot.com/ e estejam à vontade para deixar os vossos comentários, criticas, sugestões ou até alguma pergunta! Muito obrigado e até breve.

Planet Venus

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *